quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Explosão Solar



Ontem foi registada a maior explosão solar desde 2006. O Space Weather Prediction Centre (SWPC) – centro de meteorologia espacial da NASA – foi quem emitiu o alerta.


Esta explosão solar está classificada na categoria Classe X, a mais elevada, com um grau de 9.3.




A tempestade solar de 1859, também conhecida como Evento Carrington, foi uma poderosa tempestade solar geomagnética ocorrida em 1859 durante o auge do ciclo solar. A ejecção de massa coronal solar, atingiu a magnetosfera da Terra e induziu uma das maiores tempestades geomagnéticas já registadas. Um "feixe de luz branca na fotosfera solar foi observado e registado pelos astrónomos ingleses Richard C. Carrington e Richard Hodgson.

Estudos têm demonstrado que se uma tempestade solar desta magnitude acontecesse hoje provavelmente causaria grandes e generalizados problemas para a civilização humana moderna, que é muito dependente de energia eléctrica. Estima-se que existe uma probabilidade de 12% de um evento semelhante ao de 1859 ocorrer entre os anos de 2012 e 2022. A tempestade solar de 2012 teve uma magnitude similar, mas passou pela órbita da Terra sem acertar o planeta. by wikipedia



0 comentários:

Enviar um comentário